O tráfego orgânico é um dos maiores tabus do marketing digital. Eu digo isso porque muita gente o considera algo impossível de se alcançar enquanto outros pensam que é só adotar algumas pequenas práticas que ele vem.

Infelizmente o tráfego orgânico não é tão simples quanto alguns pensam, mas também não é um bicho de sete cabeças como outros imaginam. O fato é que você precisa aprender a trabalhar vários pontos cruciais que normalmente todos ignoram.

Tudo bem que o SEO é parte crucial de um bom orgânico, mas só ele não garante que as pessoas irão clicar no seu conteúdo. Até porque estar na primeira posição do Google não necessariamente obriga as pessoas a escolherem o seu link.

Sem contar os links patrocinados que irão deixar você para trás, não interessa quão bom seja o seu score. Por isso irei ensinar algumas técnicas interessante para melhorar suas chances, ok?

Como melhorar o seu tráfego orgânico

Primeiramente você precisa trabalhar o título da sua página/artigo. Ele é o convite para que qualquer entenda que seu conteúdo é exatamente aquilo que eles têm buscado. Por isso títulos com promessas são aqueles que mais atraem cliques.

Mas é claro, você precisa fazer uma promessa que pode ser cumprida. De outro modo só estará propagando mais SPAM pela internet, e isso não é uma prática legal. Digo porque mesmo que você consiga resultados no curto prazo, essa estrutura não se sustenta.

Um título que envolva números consegue entregar uma sensação muito maior de completude. Por exemplo “7 maneiras de melhorar o seu tráfego pago”. Você verá que há várias maneiras e que vale a pena perder um tempo lendo.

Isto é muito mais sedutor do que “Aprenda a melhorar seu tráfego pago”, porque há uma ideia de seleção, ou seja, o que está lá é garantidamente de qualidade.

Outro ponto interessante do tráfego orgânico é fazer a mesma pessoa retornar constantemente ao seu site. Isso só vai acontecer se você tiver um conteúdo muito bom que possa ser lido e relido.

Por isso derrame todo o seu entusiasmo e experiência nos seus textos. Lembre-se de atualizar constantemente e com data. Assim as pessoas já sabem quando mais ou menos terá conteúdo novo e por si só irão procurar o seu site.

Como construir um público

O público é parte crucial de uma boa estrutura de tráfego orgânico, se você quer construir um de maneira rápida e fácil vai precisar utilizar redes sociais. Só assim é possível reunir várias pessoas em um canal que estará constantemente trazendo novidades.

Lembre-se de utilizar as redes sociais para criar conteúdos por si só, atraindo novos interessados que consequentemente se tornarão em mais leads. Instagram, Facebook e Youtube são excelentes para se manter um tripé importantíssimo.

O bom é que o alcance das postagens de maneira gratuita quando já se tem uma legião de seguidores é enorme, o que facilita você a ter bons resultados.